sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Jóias Masculinas

Falar em jóias para o público masculino ainda não é algo frequente no mundo fashion. Mas volta e meia alguma marca surge com uma proposta diferente neste segmento. É o que acontece com as propostas do estúdio belga MoutonCollet.
A marca lançou recentemente uma coleção chamada "L'Ivresse du Plaisir” (em tradução livre “Intoxicação de Prazer”) e apresenta peças nada convencionais e muito criativas.
O trabalho da dupla de designers Matthieu Mouton e Nicolas Collet fica entre o comercial e o conceitual, e busca inspiração no mundo animal e vegetal, com uma estética conectada com as emoções humanas.
A dupla já trabalhou para nomes de peso como Kenzo Takeda, Loulou de la Falaise, Nina Ricci by Olivier Theyskens e Herve Leger. Também já esteve nas páginas das principais revistas de moda internacionais, como Numéro, Marie Claire, Elle Belgica..
Fonte: UseFashion

Tendências Internacionais Outono-Inverno 2009/10

Vintage, viril e despojado
Como já vem acontecendo em algumas coleções, os homens mais viris, com presença marcante e mais rústica têm sido muito vistos nos desfiles masculinos, deixando aquele homem mais empertigado e arrumadinho para trás. Nada a ver com sexualidade, são apenas desejos diferentes, que se manifestam na moda em momentos alternados.
Temas como a roupa de trabalho ou esportes violentos como o rugby ou o boxe entram em jogo e novas atitudes são vistas nas passarelas. No geral o estilo é mais despojado, mais solto, com sobreposições e silhuetas mais confortáveis.

O passado e a tradição também aparecem e dão as cartas em desfiles saudosistas ou de perfume vintage. Um outro estilo que se fez notar no conjunto das apresentações internacionais foi o das cidades do início de século 20, com suas silhuetas mais estreitas, os chapéus coco e as bengalas. Outro acessório que também dá um clima vintage e cujas origens está na roupa de trabalho é o suspensório, que tem aparecido bastante.

Cores
As cores estão bem neutras e sóbrias, com o predomínio do preto e do cinza. Cores boas para tempos difíceis, tanto para o consumidor como para o confeccionista, já que têm duração mais prolongada. Dentre os tons mais neutros, as variações de bege e marrom também são frequentes: beges rosados, areia e tons de camelo e caramelo, que chegam até o mostarda. Dentre as cores mais fortes, o vermelho - do vivo ao ameixa - e o azul - noite, claro e turquesa - foram as que mais apareceram.
Veludo liso e musseline transparente
Os tecidos bem pesados e rústicos, como lãs e tweeds, estiveram presentes, mas um perfume de sofisticação se fez notar com o veludo liso, o jacquard e as sedas. Texturas mais afeitas ao guarda-roupa feminino, como a das musselines transparentes, trouxeram novidade e ousadia numa temporada de crise. Tricôs artesanais e patchwork deram um toque mais campestre a algumas coleções.
Peças-chave
De longe, os sobretudos e os casacos foram as peças mais marcantes da estação. As produções mais descontraídas deram espaço para as sobreposições em que se viram coletes, malhas de tricô, cachecóis e chapéus. Entre as peças mais ousadas, sobressaem-se casacos que partem de peças tradicionais do guarda-roupa masculino e que reapareceram remontados, invertidos e com tecidos diferentes numa mesma peça.
As calças vieram estreitas, sedimentando a tendência skinny, mas com sobra na barra e muitas vezes mais curta. Porém, dando continuidade à história da saruel e da "jodhpur", surgem variações elegantes de calças largas, derivadas dos modelos tradicionais de alfaiataria, sem no entanto desprezar um certo perfume streetwear.
Fonte: Uol Estilo

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Roupas para Trabalho

Gostei bastante desta matéria do blog fashionzzz.wordpress.com, são dicas muito práticas, vou reproduzir aqui :)

Da mesma forma que a workwear feminina, a masculina deve seguir o primeiro passo que é compreender o local de trabalho e verificar questões como a formalidade.

Peças que ajudam a compor um look para trabalhar: calças sociais nas cores preta e cinza, calça jeans escura e em tons mais claros e calça de sarja clara. As camisas podem ser sociais com botões na cor branca, preta e, para sair do básico, as listradas. Blazer nas cores preta, bege e cinza que podem ser usados com camisas sociais ou com camisetas e, se o ambiente permitir, use camisetas coloridas pra quebrar a monotonia. Se, ao contrário, o ambiente exigir uma certa formalidade, junte ao blazer e à camisa uma gravata (as mais finas criam um look mais fashion). Quanto aos acessórios, assim como a gravata, o sapato também pode deixar o look mais descolado, como os confortáveis sapatênis.

Dá uma olhada nos looks abaixo:

look1-men-1

Camisa manga longa rosa Renner

Calça social preta Renner

Gravata Costume National

Sapato bege Ferracini

Sapatênis Kildare

look2-men-2

Camisa manga longa preta Renner

Calça jeans preta Renner

Cinto bege e marrom Fasolo

Gravata rosa Renner

Sapato social preto Kildare

look3-men3

Blazer bege Calvin Klein

Camiseta preta Calvin Klein

Calça em jeans escuro Dior Homme

Cinto preto Fasolo

Sapatênis CeA

Sapato social preto Kildare

look4-men4

Camisa social listrada Costume National

Calça de sarja bege Dior Homme

Gravata preta Costume National

Cinto bege e marrom Fasolo

Sapato social preto Kildare

look5-men5

Jaqueta preta Calvin Klein

Camiseta laranja Calvin Klein

Calça social cinza Costume National

Cinto preto Fasolo

Sapato bege Ferracini

Para dias de maior formalidade, como alguns tipos de reuniões, opte pelo paletó com sapatos e cintos sociais, como esse da TNG.

tng-look-masculino02

Mais tarde, com a chegada do inverno em algumas regiões, acrescente um sobretudo e mantas ou foulards que podem substituir a gravata.

costume-national-capispallaSobretudo Costume National

costume-national-sciarpe1

Mantas Costume National

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

YSL lança coleção unissex

Tem chamado a atenção durante a Mercedes-Benz Fashion Week. A nova pop-up store da marca Yves Saint Laurent, que foi inaugurada semana passada, no Bowery, em Nova York.
Na loja, ficará disponível até o dia 21 de fevereiro a primeira coleção unissex da marca. Stefano Pilati, o atual designer, buscou inspiração em peças clássicas da YSL, como o Le Smoking dos anos 60, e nos looks da coleção masculina de verão 2010. As peças tem edição limitada
Entre as peças aparecem calças de cintura alta e bainha no tornozelo, camisas, blazeres e cardigãs em tons neutros e pastel. Apesar das criações terem um forte apelo masculino, também são de uma feminilidade implícita.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Estilo: Justin Timberlake

A revista americana "GQ" elegeu o cantor Justin Timberlake como o homem mais estiloso dos Estados Unidos. O popstar ficou no topo de uma lista de dez homens mais elegantes que vem na edição de março da revista.
A escolha de Timberlake foi justificada pelo seu impacto no mundo fashion, a habilidade de encarar riscos e "talento para acertar tendências" como o uso de chapéus, ternos com coletes, gravatas estreitas e barbas.
Outros homens mais estilosos listados pela revista incluem artistas como Kanye West, T.I., Jason Schwartzman, o empresário hoteleiro Andre Balazs e o fotógrafo Alexi Lubomirski.

Semana de Moda de Nova York

A semana de moda de Nova York começou dia 13/02. O mais legal que está acontecendo é fora das passarelas, devido a crise está faltando aquele algo mais nas coleções, até o momento nada de novo foi proposto tirando umas e outras apostas. Para acompanhar tudo que tá rolando por lá da uma olhada aqui. Os desfiles terminam dia 20/02.



Brasileiros
Nesta edição, o evento terá apenas duas marcas brasileiras desfilando. Carlos Miele é o primeiro a apresentar sua coleção, no dia 16, na tenda Promenade. A top Aline Weber será o destaque do desfile. A modelo também é a estrela da campanha, que foi fotografada por Michael Roberts, diretor de Moda e Estilo da revista Vanity Fair.
No dia 18, quem desfila é Alexandre Herchcovitch mostrando a coleção já apresentada na São Paulo Fashion Week em janeiro. A Iódice pula esta edição da Mercedes-Benz Fashion Week e, segundo sua assessoria, deve montar apenas um showroom para compradores na cidade.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Swatch - Nova linha Masculina

A já consagrada Swatch aproveitou o lançamento de sua linha primavera/verão para mostrar que além de relógios, a coleção de bijoux da grife também é um sucesso.
Foram lançadas duas linhas masculinas: The Age of Rust e Sailaway. Estas foram a sensação do lançamento. A primeira chegou com um design especialíssimo e a segunda seguindo uma linha mais esporte.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Influência dos Teddy Boys nas gravatas

Não é de hoje que as gravatas aparecem nos desfiles masculinos. Sempre reinventadas, de acordo com as tendências em voga nas temporadas e mantendo-se no patamar de peça icônica.
Nos desfiles de inverno 2010 os principais destaques ficaram por conta das gravatas finas e curtas. Entre as marcas que apostaram neste tipo de modelo estiveram a Dolce & Gabbana e a Bill Tornade, ambas mostraram peças com pequenas estampas florais gravadas em relevo, e em cores sóbrias.
Jean-Paul Gaultier, Alessandro Dell'Acqua e Andrew MacKenzie se inspiraram no movimento Teddy Boys da década de 50, para criarem seus acessórios. As peças apareceram extremamente finas, como as usadas pelos garotos que faziam parte desta tribo. O detalhe da peça da Gaultier foi a fivela de metal que o designer acrescentou no produto feito em gorgurão.
Teddy Boys:
O movimento Teddy Boys surgiu na Inglaterra, em meados dos anos 50. Os adeptos eram jovens de classe baixa, que tinham por objetivo chocar a sociedade da época com suas roupas e cabelos inspirados na Era Eduardiana (entre 1901 e 1910).
Eles costumavam usar casacos compridos com ombros largos, calças justas, gravatas extremamente finas, sapatos pontudos e cabelos curtos com topetes gamalinados.
Os “Teds”, como também eram conhecidos se identificavam com a cultura rock’n’roll e um de seus ídolos era Elvis Presley, que frequentemente era visto usando este tipo de gravata.

Oscar 2009 marca a evolução da moda

Entre os cinco concorrentes à estatueta de Melhor Figurino, três acompanham seus personagens ao longo de décadas e, assim, são verdadeiras aulas de moda vintage. É o caso de Austrália, O Curioso Caso de Benjamin Button e Milk.

Austrália
Quando o diretor em questão é Baz Luhrmann o filme é certamente fashion. Só ver dois de seus filmes mais famosos: Moulin Rouge (2001) e de Romeu e Julieta (1996). Austrália se passa na Segunda Guerra Mundial quando uma aristocrata britânica (Nicole Kidman) vai para Austrália cuidar de terras herdadas e acaba conhecendo o grande amor da sua vida. O figurino, claro, ficou por conta de Catherine Martin, esposa de Luhrmann e vencedora do Oscar de melhor figurino por Moulin Rouge. Ela usou looks de Ralph Lauren e Salvatore Ferragamo fez uma edição especial de calçados de época para o filme.

O Curioso Caso de Benjamin Button
Um dos filmes mais belos do ano merece todas as indicações que recebeu. Brad Pitt e o diretor David Fincher já fizeram juntos 'Clube da Luta'. Button é baseado no conto homônimo escrito por F. Scott Fitzgerald nos anos de 1920. Pitt vive um homem que em vez de envelhecer vai ficando mais novo a cada aniversário. Jacqueline West assina um figurino que começa em 1918 e termina em meados de 2008. As roupas da Daysi (Cate Blanchett), mulher de Button, são apaixonantes. Entre as 12 indicações do filme estão, além de melhor figurino, direção de arte, fotografia, efeitos especiais e maquiagem.

Milk, A Voz da Igualdade
Sean Penn brilha no papel do Harvey Milk, primeiro candidato gay oficialmente eleito nos EUA. O filme começa e termina nos anos 70. O figurino é assinado por Danny Glicker, de Garotas Malvadas (2005) e Transamérica (2005). Milk também concorre em mais sete categorias.

Fonte: IG Moda