quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Conhece a origem do Blazer ?

Essa peça têm origem monárquica. Então, é preciso saber como usá-las com muita classe. Em 1837, a rainha Vitória ia fazer uma inspeção em uma fragata, a H.M.S. Blazer. O capitão ficou desesperado, pois os uniformes de seus marinheiros estavam uns mulambos. A solução foi mandar fazer paletós de sarja azul-marinho com botões de latão adornados com as armas da Marinha Real. Vitória gostou tanto dos novos paletós que os tornou parte do uniforme oficial.
O que a história não conta é a origem dos botões nas mangas. O hábito bizarro de assoar o nariz nas mangas dos paletós era comum. Para impedir seus marujos de horrorizar a rainha, o capitão mandou costurar botões nas mangas.
Um blazer – o marinho é o mais clássico -, jaquetão para os mais atléticos, ou de corte reto, com dois ou três botões, para os menos esguios, é indispensável no guarda-roupas . Com jeans, no estilo descontraído, ou calça cinza ou bege, o que o habilita para o trabalho ou momentos menos informais, é um curinga a serviço da elegância. O que não pode: aqueles patches que alguns usam no bolso do blazer, com brasão feito de fios dourados. Queima forte o filme.
Fonte: Kamisaria

Um comentário:

Leo Amaral disse...

Gostei muito do post. É sempre bom ter mais informações sobre a história de peças que usamos.