sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Happy Halloween

Se você ainda não escolheu sua fantasia para a festa de Halloween, que tal essas que são inspiradas no grandes estilistas da atualidade temos: Galliano, Victor & Rolf, Vivienne Westwood e claro a lenda viva Karl Lagerfeld. Divirtam-se :)



Fonte: Black magazine by Diego Uchitel

Ed Hardy no Brasil

A marca americana Ed Hardy, consagrada por ser usada por celebridades como Britney Spears, Madonna, David Beckham e Paris Hilton, chegou ao Brasil no início desse mês de outubro e já comemora sucesso de vendas da flagship.

De acordo com o marketing da grife, a venda de peças por clientes foi 100% acima do planejado, o que acarretou na necessidade de reposição de emergência diretamente de Los Angeles. As peças mais vendidas são as mais elaboradas, como tricôs com pedrarias e hot stamp. No masculino, as T-shirts Ed Hardy e as T-shirts Christian Audigier foram as mais vendidas. A primeira coleção ainda inclui jeans, bonés, lenços, óculos, moda praia e uma linha infantil.

Já a outra loja que está em fase de negociação será aqui no Rio de Janeiro e um showroom para melhorar a distribuição para multimarcas do país ainda não tem local definido.
KD ?
Ed Hardy - Rua Melo Alves, 453 - Jardins - São Paulo.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Prêmio Moda Brasil: vencedores

Na categoria Moda Masculina Alexandre Herchcovitch levou o prêmio da noite, que ainda premiou como melhor campanha publicitária a da Osklen inverno 08 – Direção de criação: Oskar Metsavaht

Ralph Lauren no topo

Ralph Lauren foi eleito o homem mais podereso e influente do mundo no mercado de roupas masculinas e de varejo. A opinião é do jornal de moda DNR, que divulgou um ranking composto pelos nomes que considera ser os das 100 pessoas mais importantes do setor.
De acordo com a listagem os 10 primeiros são:

1-Ralph Lauren
2- Giorgio Armani
3- Gildo Zegna
4- Eric Wiseman (The North Face, Vans, Kipling, Reef, Eastpak e Napapijri)
5- Domenico Dolce and Stefano Gabbana
6- Terry Lundgren (Macy’s)
7- Mickey Drexler (J. Crew Group)
8- Miuccia Prada and Patrizio Bertelli
9- Bernard Arnault (LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton)
10- François-Henri Pinault and Robert Polet (Gucci Group )

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Editorial - Filhos da revolução

O mundo está passando por problemas econômicos, sociais e políticos isso sempre acaba refletindo na moda. Este editorial mostra muito bem este lado dark. Vamos fazer a nossa parte e construir um futuro melhor :)





Magazine: FutureClaw - (Fall 08)
Editorial: Children of the Revolution
Photographer: Nick Zantop

Prêmio Moda Brasil

É hoje (29.10) a entrega do Prêmio Moda Brasil, que rola no Theatro Municipal de São Paulo, a partir das 21h.
Com 18 categorias e 54 indicados, um prêmio especial será entregue ao estilista brasileiro radicado em NY, Francisco Costa, diretor criativo da Calvin Klein, e uma homenagem será prestada à modelo Dalma Callado. Os estilistas indicados na moda masculina são:

Alexandre Herchcovitch
Osklen (Oskar Metsavaht)
Ricardo Almeida

Cultura de Moda: Julio Rego

Ele é de uma elegância clássica e depois de quase trinta anos trabalhando no mercado de capitais e de temporadas morando em Londres e Nova York, em 1992 Julio Rego resolveu transformar o talento em profissão. Desde então ja trabalhou na revista Vogue, cuidou do figurino do jornalismo da Rede Globo por 7 anos e há 6 é reponsável pelo visual do programa do Jô.

Segundo Julio Rego as peças que compôem um guarda roupa básico e elegante são:

- 3 calças: uma jeans, uma bege e outra cinza.
- Um blazer Azul sem botaõ dourado(pelo amor de Deus).
- 2 ternos: Um bege e outro escuro.
- 4 camisas de colarinho.
- 1 par de sapatos sociais preto e outro marrom.
- 1 sapatênis e um tênis tipo All Star.
- 4 a 6 gravatas se o trabalho exigir.

Para aprender mais sobre roupas de trabalho indico o livro "Estilo no Trabalho" de Julio Rego e Heloisa Marra.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Tendência: Jeans + Jeans

A combinação tem sido evitada há tempos, mas agora alguns estilistas já estão apostando no look inteiro jeans para as próximas estações, será que pega?
Para o verão 2010, na temporada de Paris, o estilista Mihara yasuhiro desfilou o double denim em tonalidades distintas de blue. Observe que em ambas as peças foram reproduzidos efeitos em respingos sobre desgastes localizados.


Fonte: UseFashion

Moda Confortável by Rogério Figueiredo

Homens que adoram estar na moda sem abrir mão do conforto podem comemorar a chegada da nova coleção sportwear de Rogério Figueiredo. Ela vem inspirada no basquete e futebol cheia de calças de moleton com acabamento especial e cuidadoso no cós, jaquetas super úteis e camisetas que podem ser usadas tanto no dia-a-dia quanto à noite.

Investir no sportwear foi uma idéia que ele teve no ano passado quando fazia uma pesquisa pelas ruas de Nova York. “Percebi que não tinha no Brasil um lugar para você comprar uma calça legal de moleton”.
KD ?
Loja Oscar Freire: Rua Oscar Freire, 583 – Jardins, Contato: (11) 3064-7443
Loja Moema: Rua Normandia, 22 - Moema, Contato: (11) 3926-7621
Fonte: Uol

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Tendência - Moda Customizada

Customizar é realçar o seu estilo de ser e viver nas coisas que fazem parte do seu dia-a-dia. A necessidade de diferenciar-se tem se tornado cada vez mais expressiva e você pode criar a sua “marca” com as roupas que estão aí, no seu armário, dando nova vida para alguma peça pronta ao revitalizá-la com alguma intervenção.

Essa onda já tomou conta dos ateliês dos estilistas e foi adotada pelas grandes marcas. “As pessoas pelo mundo estão customizando suas roupas rasgando, pespontando e costurando” é o que dizem os estilistas. Mas não vamos esquecer que esse exercício criativo já vem de muito tempo, muitos carnavais, feijoadas, peixadas e macarronadas ou qualquer outro pretexto para uma festa, onde os “abadás” costumam ter a modelagem em um tamanho maior para atender a todos e facilitar a comercialização - o resultado são idéias e estilos incríveis. Atualmento tudo pode ser customizado para ficar com a "cara e jeito" do dono :)



Domingão style

Gosto é discutível, mas quando você aparece para milhões de pessoas todo domingo você deve prestar um pouco mais de atençao ou pedir uma ajuda.
Zapeando neste domingo me deparo com o figurino do Faustão. Além das camisas sociais de gosto bastante duvidoso notei que ele agora está usando camisas de malha, era o caso da que vi ontem, vou tentar descrever o modelito: camisa preta de manga longa em malha com estampas multicoloridas em formato de S. Tenho certeza que aquilo não foi selecionado por nehum figurinista da Globo. Fui procurar informações sobre as vestimentas do Faustão e encontrei num blog do jornal O Globo uma entrevista dele dizendo que ele escolhe e compra as roupas que usa no programa e que não se preocupa com o que as pessoas acham da roupa e promentendo qualquer dia ir sem camisa :)
Brincadeiras a parte, acredito que precisamos ter um pouco mais de cuidado ao se vestir, caso naõ goste ou não entenda de roupa, existem profissionais no mercado que podem ajudar nestes casos. No caso de televisão os figurinistas podem ajudar e fora dela um Personal Stylist pode dar umas boas dicas de como se vestir ou melhorar sua imagem.

007 by Tom Ford

Tom Ford desenhou o óculos para “James Bond" e não é somente parte de sua coleção s/s 2009 , mas James Bond está atualmente usando ele no filme "Quantom of Solice". O óculos é um upgrade do clássico modelo flight e está diponível em 2 cores.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Totem - Investindo no masculino

A totem acabou de abrir mais uma loja, agora dedicada ao público masculino, onde se pode encontrar as exclusivas estampas de Fred D´orey, em bermudas, camisas e calças. A inspiração da coleção tem um "ar anos 70" transitando entre Woodstock e a Tropicália com cores variando entre o amarelo, laranja, preto, branco, verde e variações de azul.
Estive na loja hoje para conferir a coleção de verão que já está chegando as araras. Vale a pena conhecer :)

História:
A Totem traz a marca de Fred D´ Orey estampada em cada peça, em cada coleção. E traduz melhor do que ninguém o estilo de vida do carioca: leve, alegre, colorido, e sofisticado na sua simplicidade. A marca leva a atitude praiana para os lugares mais sofisticados do Brasil e do mundo. Já ganhou destaque nas prateleiras da Galerie Lafayette (França), Harrods (Inglaterra), Bloomingdales (EUA), Sacks Fith Av. (EUA), Nordstrom (Estados Unidos), Harry Rosen (Canadá) e Tomorrowland (Japão).
A história da grife, que completou 13 anos, foi escrita com trabalho e dedicação, mas costurada com muito talento. Surfista e jornalista, Fred D´ Orey foi campeão brasileiro de surf em 1987 e editor-chefe da revista Fluir de 1988 a 1989. Foi graças a uma vontade incontrolável de colorir as praias brasileiras que Fred D´ Orey começou a se interessar por moda. A decisão de abrir uma confecção aconteceu na Indonésia, em 1991. O negócio deu certo, cresceu, e Fred em 1995 abriu sua primeira loja, em Ipanema. Assim nasceu a Totem, da vontade de colorir o mundo. Começou com shorts masculinos, mas as coleções foram se sofisticando a cada ano. "O público foi shapeando a Totem. Eu fazia shorts, pediam camisas. Fazia camisas, pediam calças. E assim por diante", conta Fred. Em 1998, criou a linha feminina.
Serviço: Totem Masculina Rua Visconde de Pirajá 547 - Galeria Ipanema 2000, 2° andar.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Moda + música

Tem um CD que tenho escutado ultimamente muitas e muitas vezes o Oracular Spectacular do MGMT, que além de uma música super diferente tem um visual super estilozo bem aos anos 70.

O Management ou MGMT é um duo formado pelos universitários do Brooklyn, Ben Goldwasser e Andrew Van Wyngarden. O duo soa moderno, sem tirar o pé do status retrô. Com pitadas de eletropop, glam, space rock, folk e psicodelia sessentista, o MGMT foi uma das bandas que mais ousou na cena musical atual, fugiu do dèjá-vu sonoro que tomou conta das novas bandas e produziu um dos melhores álbuns do ano.
Para quem curtir o som, eles vão tocar no Tim Festival no Rio e Sampa :)

Mais fotos do estilo da banda:



Entre no clima com o clipe da música Eletric Feel. Selecionei também uma entrevista deles, lêia aqui (em inglês).

Moda por uma boa causa

Matt Damon , está apoiando a fundaçao ONEXONE e lançando junto com a joalheira londrina Links of London uma pulseira para ajudar a fundação, sendo que 20% de cada 195,00 dolares, preço da pulseira, irá para a fundação que ajuda crianças pobres do mundo todo proporcionando o acesso a educação e saúde.

Através do site Links London, você poderá comprar esta pulseira e estará contribuindo a essa boa causa.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Gossip Man

Segundo o editor da revista V, Stephen Gan, nove entre dez pessoas apontaram Chace Crawford, o Nate de Gossip Girl, como a capa da primeira edição de inverno da VMan. As fotos são de Mario Testino.

A VMan de inverno também inclui mais 50 páginas clicadas por Mario Testino com fotos que mostram as formas e a modernidade desta nova masculinidade.

Apoveitando separei alguns looks dos personagens da série:

Gossip Girl é uma série de televisão dramática produzida pelo canal Americano The CW. A série é inspirada na série de livros Gossip Girl de Cecily von Ziegesar.

Sagging Pants

Uma notícia me chamou atenção algum tempo sobre como os jovens na maioria negros dos EUA estavam usando as calças. Será uma nova forma de expressão? é bom ficar de olho isso pode vir parar por aqui e modificar o modo de usar as roupas. Uma coisa é certa a liberdade de expressão deve ser preservada :)

Notícia e as fotos:
Autoridades de Lynwood Village, nos arredores de Chicago, EUA, aprovaram uma lei punindo com multa de 25 dólares o uso das hediondas "sagging pants".

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Pócopiá ???

Assistindo a aula de Comprador de Moda veio à tona na turma uma questão que sempre está em voga nos eventos de moda no Brasil, a cópia de roupa. As vezes nos desfiles brazucas aparecem peças que claramente possuem inspirações em coleções internacionais ou como já aconteceu há casos em que a cópia foi realmente literal, foi o caso de uma peça da grife Reserva, mas claro que isso também pode ocorrer ao contrário.

Resolvi retirar um trecho da entrevista de um dos sócios da Reserva a Gloria Kalil em que se comenta o fato:
A revista Piauí publicou que uma peça do seu desfile do inverno 2007 era parecida com algo já feito por Junya Watanabe. O que você tem a dizer sobre isso?
Parecido não, idêntico. O processo de criação no mundo inteiro passa por um momento inicial chamado shopping, que é quando se saí às ruas para comprar referências que são importantes para esse processo. A cópia não é justificada de maneira alguma. É um erro. Quando saiu a matéria da Piauí, em nenhum momento eu busquei retratação, porque não era parecida, era igual, idêntica. Uma cópia. Erramos por inexperiência. Foi um desfile de 350 referências e uma das peças era plágio. Essa é a primeira vez que falo sobre isso após a publicação da revista.

Vocês estavam conscientes de que estavam fazendo um plágio?
Eram 350 referências, no meio tinha uma cópia. É tão intensa a montagem de um desfile, que passou. Em momento algum, durante a montagem do look, eu lembrei que a peça era de Junya Watanabe (foto). Erramos e isso não vai acontecer mais.

Entrevista completa aqui.

A moda sempre está bebendo da fonte de temporadas passadas e inspirações em épocas como 60,70,80,etc. Por consequência isso pode tornar as vezes as coleções bem parecidas, mas cada estilista tem sua interpretação e estilo. Num mundo globalizado as cópias ou inspirações baseados em tendências internacionais acontecem e são aceitas. Acredito que os verdadeiros criadores tem lugar garantido neste mundo de cópias, por mais perfeitas que sejam sempre ficam pior que a original e enfraquecem a marca que copia. Mas por outro lado as vezes torna a moda mais acessível, fazendo com que aquela roupa caríssima se torne bem mais atraente em preço. É difícil dizer quem está certo ou errado :)

Processo histórico:
O processo de se copiar uma roupa ou determinado estilo não é novo. A moda, enquanto processo evolutivo, surgiu e foi impulsionada pela burguesia que tentava imitar o estilo da aristocracia e esta, por sua vez, desenvolvia mais e mais novidades para se diferenciar dos imitadores. Este processo continua com força e é hoje facilitado pela rapidez com que a informação chega às pessoas. Poucas horas depois de um desfile acontecer suas fotos já estão na internet e as roupas podem ser visualizadas (e copiadas) por milhões em todos os cantos do planeta. Muitas cadeias de magazines vendem roupas que são meras cópias do que vemos nas passarelas.

Cultura de moda: Alexandre Herchovitch

Alexandre Herchcovitch nasceu e cresceu na metrópole de São Paulo, no seio da comunidade judaica ortodoxa da capital paulistana. Com a ajuda da mãe, aprendeu a trabalhar os ofícios da costura, trabalhando com a tesoura, agulha e linha. Aos 16 anos, costurou um vestido de organza.

No seu estilo fundem-se a ousadia da noite paulistana e a rigidez da sua educação judaica.

Sua trajetória na moda brasileira foi construída em pouco mais de dez anos de carreira, sendo que a marca e o estilista Alexandre Herchcovitch obtiveram uma grande repercusão e reputação no mundo da moda brasileira e internacional.


O estilista paulistano cria anualmente oito coleções para a própria marca, criações de produtos licenciados para diversas empresas, desfiles anuais na célebre Semana Prêt-À-Porter de Paris, na Semana da Moda - 7th on Sixth, em Nova York, e duas vezes por ano no São Paulo Fashion Week.

Nos desfiles suas roupas são criativas e as vezes inusitadas, tudo faz parte do marketing de moda, algumas peças mais comercias podem ser encontradas em sua loja virtual.