Não é de hoje que até as menos populares artes marciais servem de inspiração para a moda. No entanto, a popularização do MMA (esporte de combate que congrega diversas artes marciais) no mundo todo favoreceu uma abordagem mais ampla da moda em relação ao universo das artes marciais, que congrega centenas de estilos. Desta forma, o número de marcas casuais que aderem ao visual dos esportes de combate só cresce.
Mark Ecko, dono da marca Ecko, já apostava na tendência em 2009, ano em que lançou uma bermuda em estilo "Muay Thai", com modelagem mais curta e ampla, inspirada nas peças usadas pelos lutadores da modalidade tailandesa.
Entre as marcas enraizadas nas artes marciais, a variedade é grande e há cada vez mais peças casuais. Exemplo brasileiro do segmento é a Tróia Fightwear, que tem quimono e lycras específicas para lutadores, mas também oferece camisetas e bonés para uso cotidiano, além de contar com uma equipe patrocinada.
No exterior, Everlast - que completa 100 anos em 2010 - e Bad Boy estão entre as pioneiras do estilo, inclusive com peças para público adolescente e infantil, assim como Tapout, mas há inúmeras outras grifes. Venum, Hayabusa, Dethrone Royalty e Affliction seguem a mesma linha das marcas anteriores, mas há propostas diferentes, como marcas só para mulheres, como Fight Chix, e que aliam religiosidade e esporte, como Jesus Didn´t Tap.
Fonte: UseFashion
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