Vou explicar um pouco o que acontece nos bastidores destas lojas de fast fashion e a Zara é um bom exemplo, ela não faz propaganda (a exceção das promocionais), então, o que justifica toda sua fama?
A resposta está no poder de atração da marca, que está concentrado em três pilares: produtos da moda; sensação de escassez; e investimento em merchandising. Isto é, investe-se em boas localizações e na criação de lojas bonitas e agradáveis, onde são oferecidos produtos da última tendência de moda. Em função da rápida e flexível produção e logística da empresa um produto pode ser comercializado apenas alguns dias e nunca mais voltar para as prateleiras, criando, assim, uma sensação de escassez e oportunidade. Os raros produtos que encalham nas lojas são redirecionados para outras regiões que, talvez, tenham os aceitado melhor ou então são direcionados para outra cadeia de lojas do grupo e vendidos com outra etiqueta.
A política de merchandising da Zara enfatiza a ampla e rápida mutação das linhas de produto, com um elevado teor de moda, porém com qualidade razoável. As linhas de produtos foram segmentadas em feminino, masculino e infantil, com segmentação da linha feminina, considerada a mais forte, em três conjuntos de ofertas que variam em preços, conteúdo de moda e faixas de idade. Os preços, que são determinados centralmente, devem ser inferiores aos dos concorrentes para produtos comparáveis. Isso é uma parte do segredo desse tipo de loja que vem crescendo muito, correndo na onda contrária ao consumo sustentável.
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