O Fashion Rio vinha apresentando um repertório crescentemente rico de moda masculina, como já tivemos oportunidade de ressaltar, Vivian Whiteman e eu. A considerar, porém, os desfiles que exibiram roupas para homens na última edição, exceto por um look ou outro da Redley e da TNG, parece que só existem consumidores adolescentes no país. A falta de grifes que estejam realmente dispostas a criar moda para homens, e não para teenagers, se revelou agora uma das principais carências do Fashion Rio.
Existe ainda no meio da moda brasileira _inclusive entre a crítica_ uma grande ojeriza com a imagem do homem maduro (e falo daquele de 30 anos ou mais), que é associada à caretice e à velhice. Tem gente na plateia dos desfiles que parece ter ânsias de vômito diante da exibição de um terno bem talhado, se este não for na cor laranja e com bordados de toy-art. Com medo de parecerem antiquadas ou conservadoras, as marcas que criam para homens traçam um raciocínio simplista, que consiste em associar a moda masculina à roupa para garotos.
O fato de os homens serem menos ousados que as mulheres nas escolhas de seus looks não implica que não haja nada a acrescentar ao design masculino de roupas. Fosse assim, não haveria uma semana de moda masculina em Milão, seguida de outra em Paris. Mirassem apenas nos adolescentes, as grandes grifes internacionais voltadas para homens (ou também para homens) quebrariam em dois tempos.
Se isso ocorre no Brasil, é porque têm sido poucas as tentativas, por parte das grifes com efetivo interesse no design, de reformar a imagem masculina madura. Elas praticamente entregaram às marcas de perfil conservador a tarefa de engendrar o look dos homens no país, desprezando um imenso mercado e a possibilidade de introduzir aos poucos novidades a esse público tão desconfiado da moda.E por que os homens desconfiam da moda? Porque são raras as grifes empenhadas em exibir nas passarelas _sem sensacionalismos e sem propor a eles cruzar a fronteira dos gêneros sexuais_ novas opções de imagens para a roupa de trabalho, para a roupa de festas e para a roupa de lazer.
Para esses homens, os desfiles não passam de coisas para mulheres ou gays. A distância que eles criam da moda _e a moda deles_ promove o que se vê nas ruas brasileiras, particularmente no inverno: os ternos mal feitos, os casacos desengonçados, os jeans em profusão e as camisetas hegemônicas, vorazes, que devoram toda pretenção do estilista ao design e à criação. Sem falar na numerosa quantidade de "homens feitos" que se vestem como rapazinhos indo para o colégio.
Se há um longo caminho para o design de roupas femininas se firmar no Brasil, no campo da moda masculina esse percurso é longuíssimo.
2 comentários:
Bom texto. Reparo a mesma tendência teen a um bom tempo. O SPFW possuí algumas excessões a esta carência, mas o FRJ foge totalmente. Odeio roupas coloridas e cheias de frufrus... homem não se atenta a detalhes assim. Homem deve se vestir bem, limpo, modelagem justa.
Bom M.A.R.C.,
é verdadeiramente sensato o que vc expos no texto. De modo geral, a impressão que dá em relação às temporadas de "MODA" é que tudo está diretamente relacionado com o novo ( preso, colado, sobreposto à NOVIDADE ). Sendo assim, cria-se a confusão de que isso tudo é pra quem é jovem... ou melhor... só se faz novidades pra jovens.
O resultado disso nas ruas? um bando de caras maduros, "homens de verdade" citado por vc, vestidos como garotos. O pior é que o resultado é: uns falam mal do look, outros dizem que els não curtem "estar na moda". Como não? se um quarentão tem coragem de sair por aí vestido de garoto, é lógico que ele iria se vestir com uma roupa que tivesse a tendência apurada, filtrada ( sem deixar de fora os detalhes ).
Concordo realmente com você.
Jorge Feitosa
Estilista para HOMENS TRABALHANDO
Postar um comentário