domingo, 23 de novembro de 2008

Dica: Como lavar sua roupa

Roupas de linho e veludo - Veludos e linho colorido exigem lavagem a seco. Linhos brancos ou claros podem ser lavados com água.
Roupas estampadas ou com detalhes coloridos - O risco de manchar depende da combinação de tecidos. Na dúvida, mande para uma lavanderia ou use vinagre ou sal na água que vai lavar e enxaguar. Seque em lugar arejado e rápido para evitar que a tintura escorra.
Roupas com dois tipos de tecido - Neste caso depende da combinação dos tecidos. Se só um deles exigir lavagens a seco, lave a peça inteira desta maneira.
Roupas de molho - A roupa deve ficar de molho quando manchada ou amarelada. Use sabão neutro e não a deixe de molho por muito tempo. A tintura pode escorrer.
Sabão líquido concentrado - Só use em peças mais resistentes e muito sujas, sempre com muito cuidado e moderação porque são extremamente abrasivos.
Sabão neutro - Indicado para a lavagem diária. É mais suave e desgasta menos o tecido. Nos colarinhos use xampu para cabelos oleosos. A formulação é feita para eliminar gordura da pele e cabelo e funciona no tecido.
Tecidos fáceis de manchar - Sedas, linho e malhas muito coloridas mancham com maior facilidade. Verde musgo e cáqui também desbotam rápido. Devem ser mandados a uma lavanderia ou tinturaria.
Manchas de suor - Se a roupa já amarelou é irreparável, porque queimou a tintura da peça. As recentes podem ser retiradas apenas com água. Jamais guarde roupa suada ou com manchas em geral. Receitas caseiras podem piorar o estrago. O melhor é procurar assistência de um profissional.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi, queria saber das dicas para o o que vestir no ano novo com mt estilo e inovação!

grato,

mig.