sábado, 31 de janeiro de 2009

Política x Moda - Lenço Palestino

Você usaria lenco palestino sabendo seu real significado?
Inicialmente ele era usado como proteção, os camponeses da Palestina o usavam na cabeça para se protegerem do sol e depois se tornou símbolo da luta pela libertação de seu povo, que ainda continua sobre as ordens dos israelenses. Originalmente conhecidos como keffieh, estes lenços, que ora adornavam a cabeça do Yasser Arafat, aparecem cada vez mais enrolados nos pescoços de homens e mulheres ao redor do mundo.
Na Europa, principalmente nos países latinos como Espanha, França e Itália, enxerga, desde os anos 80 os lenços nos pescoços dos jovens e não na cabeça. Primeiramente era um elemento de representação básico de todos universitários, estudantes de esquerda e intelectuais. E foi artigo dos neo-punks, skatistas e muitas tribos jovens.
O lenço foi um objeto criado nas ruas urbanas de algumas cidades da Europa que ganhou as passarelas e voltou para as ruas, e não o objeto de passarela que ganhou a rua.
Ao colocar um ícone político como item fashion pode se pensar que ficou vazio de conteúdo, pois a atitude de mitificação por parte do mundo fashion e dos que seguem tendências contribuem para esse esvaziamento. Porém podemos perceber uma mudança, o lenço se revitalizou antes de ser moda, ou seja, em outro status sem perder sua característica simbólica a tornando nova.

2 comentários:

Lucas Magno disse...

Post incrível...

Parabéns

Unknown disse...

Uso e usarei o keffiyeh, até que o real Estado Palestino surja. Até que as mortes e usurpações cessem Até o dia no qual Israel entenda o direito da terra e não mais avance sobre território palestino. Chega de órfãos dos dois lados. Moda? Mais que moda?

Guylherme R. Alves
Designer de Produto