segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Tendência: Feitiço Índia

O figurino idealizado para este cenário da próxima novela Global é fiel ao conflito e mistura referências orientais e ocidentais. A megatendencia masculina Oriente, indicada para o verão 2010, mostra esse comportamento que aponta o grande interesse do Ocidente por esta cultura tão rica e quase inflexível.

O interesse por culturas diferenciadas também vem sendo abordado pelas semanas de moda internacionais. Na Índia, o que chama atenção e serve como exemplo para o universo fashion são as infinitas combinações de cores quentes e vivas, a riqueza de materiais e tecidos, o luxo dos acessórios e a livre possibilidade de formas construídas pelas modelagens, e para o masculino principalmente. O detalhamento das peças e as composições dos looks são exuberantes e ricas. O shape Oriental é traduzido e reciclado para a modernidade.

Os looks da Etro tem inspirações indianas que aparecem no luxo do cetim de seda, na riqueza dos bordados e nos lenços que incrementam o visual. Fica evidente a mistura de referências nos ternos de alfaiataria clássica com estampas e no uso do paletó com calças de cetim de seda de modelagem ampla, além da utilização de túnicas bordadas.

Na Missoni, a modelagem da Gola Nehru para as camisas sociais remete ao tema. Por sinal, a peça é perfeita para compor com os looks ocidentais dos personagens da nova novela Global.

No caso da Lanvin, a ligação vem da modelagem ampla para as calças de alfaiataria e no lenço de seda posto na cintura.

Nas vitrines de verão 2009, preste atenção nos looks de calça color com a polo Ralph Lauren e o cinto com fivela trabalhada. Esta é a inspiraçã para os looks que o personagem Raj usará no Brasil.

Por fim, as tendências para os calçados acompanham esse estilo. As sandálias masculinas tipo indianas, apontadas como tendência de verão 2010, tendem a virar mania nacional. A Missoni entra com a inovação do modelo gladiador para o masculino, enquanto Miharayasuhiro mostra forte inspiração nas peças tradicionais indianas com tiras largas.

Um comentário:

Camilla Lopes disse...

Muito bom, Marc. Adoro os links que você faz, sua pesquisa está sempre atualizada. Vou recorrer ao seu blog sempre que precisar de moda masculina.
Beijo, Camillinha.