segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O muro de Berlim

Desde que foi construído até 1989 o muro de Berlim foi o símbolo da separação dos blocos capitalista e comunista e da «Guerra Fria». Era o ponto máximo da rivalidade das duas potências.
Mas nos fins da década de 80, começou o redespertar das nacionalidades, e também o desejo de reunificação das duas Alemanhas. Os enormes fluxos migratórios da Alemanha de Leste para a Alemanha de Oeste, durante o verão de 1989, tornaram-se impossíveis de controlar. Por isso, a 9 de Novembro de 1989, teve que ser autorizada a livre circulação entre as duas partes de Berlim, e como consequência a destruição do muro. Nessa noite os alemães de um e de outro lado da cidade subiram e dançaram em cima dele. Reinava a alegria, todos festejavam, enquanto vários faixas do muro iam sendo cortadas e deitadas abaixo. Nesse momento histórico não se estava apenas a deitar abaixo uma parede: a sua queda do muro de Berlim significava a queda dos regimes comunistas, o fim da Guerra Fria e de toda a tensão mundial e a abertura ao mundo.

Desde então sua criatividade e atitude fazem de Berlim umas das capitais mais promissoras na moda, as ruas de Berlim são repletas de inspirações e cheias de histórias. Os novos designers estão sempre dispostos a apostar em peças inovadoras e talvez pensando em recuperar o tempo perdido e mostrando que criatividade não morre e que um povo precisa ser livre para expressar seus sentimentos e vontades, seja na moda, religião ou o que for.





Um comentário:

Andrézinho disse...

Criatividade para o circo né!? rs