terça-feira, 23 de março de 2010

Moda e pensamento verde.

Com a onda do Marketing Verde, muitas empresas estão tentando impor-se no mercado ecologicamente correto. Porém, muitas delas agem na contramão: usam tecidos pseudamente corretos mas não levam em consideração o processo de fabricação, como no caso dos tecidos feitos com fibras de bambu. Tecidos ecologicamente corretos provém de matérias-primas com origem orgânica, tingidos com corantes naturais não-poluentes e industrializadas em processos sócio-ambientais corretos e certificados.

É difícil encontrarmos nas lojas etiquetas “produto ecologicamente correto”. Isso tem um fundamento já detectado em pesquisas: o publico brasileiro não vê com bons olhos produtos reciclados. Tem em sua cabeça que estes produtos são “sujos” e com qualidade inferior por serem feitos com materiais reusados.
De outro lado temos o consumidor que procura e compra tecidos ecologicamente corretos, porque eles têm um apelo muito grande. "Este se sente feliz quando compra aquilo que está na mídia". E o que está no alvo hoje é a responsabilidade ambiental.
Vale a pena procurar por produtos e marcas que possuem preocupação e investem na preservação do meio ambiente, mas sempre que se deparar com uma etiqueta de um produto chamado "ecologicamente correto" investigue sua origem. Nem sempre produtos feitos com garrafas Pets, folhas de bananeira, fibras de bambu, etc são efetivamente corretos.

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