quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Dica de Livro: O senhor Zara

Os bastidores da empresa que revolucionou o mundo da moda são revelados no livro De Zero a Zara*. Dois jornalistas, Xabier Blanco e Jesús Salgado, fazem o retrato da Inditex e de Amancio Ortega Gaona, o homem que está por detrás deste império.

... mais rico de Espanha
“A revista Forbes calcula que a fortuna de Amancio Ortega é de 10 300 milhões de dólares, que o convertem no décimo oitavo homem mais rico do mundo, o quinto mais abastado da Europa e o espanhol com mais meios.”
... a receita de sucesso
“Amancio Ortega entrou no jogo da moda com regras diferentes e rompeu os esquemas tradicionais, porque ‘enquanto que para a maioria dos empresários do sector as mudanças de modas significam problemas, para a Inditex são oportunidades.”

“[Reeducaram os seus clientes] Ensinaram-nos a comprar de uma determinada forma, sabem que duas vezes por semana há modelos novos, que tudo o que é exposto está em contínuo movimento(...).”

“[A Inditex] Sabe em cada momento o que mexe na moda, como vestem os clientes de um determinado bairro de Madrid ou de Paris. (...) O cruzamento de toda essa informação permite--lhes saber qual é a peça maioritariamente procurada pelos clientes.”

Nenhum comentário: