segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Fazendo História


FERNANDO DE BARROS

"Fernando de Barros vivia entre clássico e contemporâneo", copyright Folha de S. Paulo.

"Fernando de Barros , uma das figuras centrais do que se entende atualmente por moda brasileira, morreu aos 87 anos, em São Paulo. Nunca parou de trabalhar.

Português de nascimento, Fernando era considerado o introdutor da moda masculina no Brasil, e seu principal pilar. Autor dos livros ‘Elegância’ (1997) e ‘O Homem Casual’ (1998), trabalhou por 35 anos na editora Abril, 26 como editor de moda da revista ‘Playboy’. Em 1942, escrevia sobre beleza em ‘O Cruzeiro’.

Fernando de Barros era um gentleman. Clássico, no sentido da palavra, contemporâneo no vestir. Suas marcas eram a camisa jeans usada -casualmente- sob o paletó e a extrema gentileza.

O amor pelas mulheres vinha em seguida: casou-se oito vezes, a primeira delas com a atriz Maria Della Costa. ‘Não eram as mulheres. Era a mulher’, observa Costanza Pascolato. ‘Ele me ensinou a apreciação de um gênero: o feminino’, diz a empresária e consultora de moda. Os dois trabalharam juntos a partir de 1971 na revista ‘Claudia Moda’ num ‘casamento profissional’, como ele chamava, que durou dezesseis anos. ‘O Fernando era a pessoa mais otimista que já conheci na vida. Foi ele quem me ensinou essa coisa de entusiasmo’.

‘Era uma pessoa que sempre foi simples, atencioso com todos e feliz da vida’, diz o estilista de moda masculina Ricardo Almeida. O background de Fernando de Barros era de um homem de teatro e cinema, sua primeira atividade logo que chegou ao Brasil (veio a trabalho, foi a uma festa de carnaval, apaixonou-se pelo país e acabou ficando).

Dirigiu 20 filmes na histórica produtora Vera Cruz, entre eles ‘Apassionata’ (1952) com a belíssima Tonia Carrero.

Essa ligação com o cinema serviu de mote para o prêmio especial recebido por Fernando de Barros da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT, quando foi homenageado no Teatro Municipal de São Paulo., o jornalista foi aplaudido de pé por aqueles que fazem hoje a moda brasileira."

Nenhum comentário: