sexta-feira, 12 de março de 2010

O que significam os símbolos nas etiquetas

Quantas vezes você já se pegou olhando para as etiquetas de roupas sem entender os significados daqueles símbolos? Eles nada mais são do que instruções de lavagem para conservação da peça.
A simbologia é internacional e aqui no Brasil é regulamentada pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, por meio da norma ISO nº 3758:2005. As instruções devem obedecer à seguinte ordem: lavagem, alvejamento, secagem, passadoria e limpeza profissional. Os símbolos podem vir sozinhos ou acompanhados da explicação. Isso fica a critério do fabricante.

Mais detalhes no site do IPEM.

Um comentário:

@projetosqt disse...

Olá..eu sou esse cara responsável por colocar esse monte de desenho em várias roupas aqui em são paulo, tenho uma loja de aviamentos np bairro do Brás, e faço por dia cerca de 30 mil etiquetas dessa com simbologia.É muito engraçado como nem as confeções sabem exatamente o que significa cada desenho.O sistema de venda da minha loja é bem doferente é como se fosse um fastfood de etiquetas, (como uma banca de pastel)..rs. o cliente chega e pede "Por favor quero 2 mil etiquetas para viscolycra e mais 5 mil para 100% algodão e 4 mil para liganeti, pois é eles nunca sabem o modo de lavar então lá vai a dica. Para você que trabalha com confecção de roupas e acessórios nunca esqueça de pedir a composição exata da tecido e seu modo de lavar no momento da compra, o seu "fornecedor é obrigado a te dar a informação para vc não ficar perdido na hora da fabricação da sua etiqueta.