Quando foi a última vez que você comprou uma camiseta que tivesse um imenso logo gravado no meio do peito? Na verdade, ultimamente, para muitas marcas aquela fase de logos gritantes por toda a parte chegou ao seu fim e o que se busca hoje em dia é ser o mais discreto possível. Há algum tempo, “desfilar” com propagandas de marcas penduradas no corpo era a grande moda, e foi assim que D&G, Armani Jeans, Ralph Lauren, entre outros, chamaram a atenção, mas hoje, ser a própria propaganda da marca tornou-se depreciativo e super “fora de moda”.
Nos anos 90 e início dos anos 2000, as pessoas queriam mesmo exibir aquilo que tinham e mostrar que podiam comprar marcas, independente de estar comprando roupas. O que realmente contava era qual o status aquilo podia trazer. “Eu compro, logo eu sou” acabou se tornando um lema. As pessoas compravam para mostrar às outras que podiam comprar; para mostrar poder.
Hoje em dia, as pessoas com mais conhecimento de moda, acabam preferindo comprar peças com o menor número possível de indícios da marca, fazendo com que somente os "entendidos" possam reconhecer de onde veio aquela peça, de qual marca ou estilista a peça foi comprada. Devido a este fator, muitas empresas estão tendo que desenvolver novas estratégias de marketing para atrair clientes, ou seja, criar logos sem logos e fazer com que as pessoas reconheçam a marca por fatores inerentes à marca.
Por Marina Gentil
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