quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Estampas - Xadrez

As estampas geométricas fazem parte da história humana, no Ocidente a origem da estampa xadrez pode ser encontrada já na Idade do Ferro (700 a 50 a. C.), foi no Norte da Europa, mais especificamente nos pântanos da Alemanha e da Dinamarca que escavações arqueológicas descobriram vestígios de sacrifícios humanos nos quais foi possível identificar as padronagens têxteis das roupas das vítimas. Eram quase exclusivamente de tecidos xadrez em fio de lã. É parece que o xadrez não teve uma origem muito meiga, será que os punks da década de 80 sabiam disso quando adotaram calças nessa estampa?

punk_p1.jpg
(Calça xadrez em estilo punk, com vários zíperes.)

O xadrez quadriculado com padrões de linhas diferentes e cores levemente distintas é também chamado Tartan e é utilizado para fazer o kilt, aqueles saiotes pregueados, parcialmente transpassados que são trajes típicos dos homens escoceses. As cores diferentes servem para identificar um clã ou família ao qual pertence seu usuário. Tradicionalmente utilizado por guerreiros hoje está presente no folclore local e depois passou para uniformes colegiais femininos, e podem ser usados por mulheres e quem sabe homens não só escoceses de muito estilo!

kilt 001.jpg
(Um escoces de kilt)

O xadrez vermelho e branco é conhecido por padronagem "Medevi square" e considerado a marca registrada do xadrez sueco assim como a padronagem xadrez branco e preto é conhecido como “Vichy”. Foi Chanel quem introduziu o xadrez nas roupas femininas, anteriormente popularizadas entre os homens no período eduardiano (pelo príncipe de Gales Eduard).

Depois disso a marca inglesa Burberry, fica conhecida por sua inconfundível estampa xadrez, criada em 1924 como forros para capas de chuva. Tornou-se sua marca registrada e hoje estampa as mais variadas peças da griffe, como biquínis, óculos, sapatos, etc.



Um comentário:

Anônimo disse...

amoo xadrez *-*


by: miis