domingo, 7 de setembro de 2008

Estilo casual: o que é isso?

O estilo casual surgiu na América do Norte, da necessidade de se criar um guarda-roupa para os homens que trabalham em empresas que adotam o "casual friday". Aqui no Brasil, nosso jeito de vestir já é mais informal; mesmo assim esta nova categoria veio organizar as coisas, reunindo sob um mesmo guarda-chuva vários tipos de roupa. O estilo casual tem como característica principal o cruzamento entre o clássico e o informal. Por exemplo: um jeans usado com camiseta pólo e paletó ou uma calça mais social usada com camiseta e tênis. O estilo mantém uma certa estrutura de formalidade, mas admite o conforto e a simplicidade. Pode ser usado nas ocasiões de trabalho ou no lazer, para ir ao cinema ou ao teatro, para uma reunião ou uma visita, por exemplo.

Os clássicos do casual são: O jeans, a calça de sarja, o black jeans, a camisa pólo, a jaqueta, o paletó desestruturado, a mochila, os tênis, a blusa fina de tricô, o blazer de tweed, a jaqueta ou o paletó de couro, a parka, a camisa de jeans, a camisa xadrez e o cardigã. A camiseta faz parte desse repertório, mas no trabalho deve ser usada apenas nos ambientes mais informais, ou combinada a uma peça de cima, por exemplo: jaqueta ou paletó.

Evite: Calça social, camisa para dentro da calça, cinto e mocassim, é careta demais.

Casual é careta?

Seu estilo é ainda mais descontraído? Não usa calça social nem matando? Nunca foi visto com um paletó? Bem, então o seu jeito é mais para o desencanado, moderno, esportivo. Neste caso, esqueça o blazer e aposte na jaqueta. Acrescente a bermuda e a sandália. Jogue uma mochila em cima dos ombros e aposte nas camisas e camisetas estampadas, lance mão dos moletons coloridos. As estampas estão bem na moda. Se o seu estilo for mais exuberante, valem florais, tropicais, camisas com padronagem - xadrez, por exemplo - com estampas sobrepostas. Geoméricos e coloridos estão bem cotados para essa estação.

Os "clássicos" para os descontraídos: Black jeans, calça cargo, camisa xadrez, camisa estampada, moletom estampado, tênis estampado, mochila estampada, bermudas cargo, cinto de cadarço, jaqueta acolchoada, jeans skinny, botas, tênis de couro, camisetas básicas lisas e estampadas, jaqueta de couro ou tecido, sobreposição de camisetas ou de camiseta e camisa.

5 comentários:

Anônimo disse...

voce foi muiiiiito invejoso(a)sabia?....pq essa mesma pesquisa tah no meu ii no de outra pessoa...

Unknown disse...

Fica tranquilow..cada um tem seu espaço a intenet é democratica..qunato mais informação melhor..abs

Cleyton disse...

Muito bom, adorei .

Continue postando.

Anônimo disse...

Muito bom. Gostei!

Anônimo disse...

Alem da bermuda, um short ficaría bem?