quarta-feira, 8 de julho de 2009

Moda e Música

Elvis e seus cabelos gomalinados, Beatles e seus terninhos, Madonna e suas transformações. No Brasil podemos falar da Jovem Guarda, de Caetano, Os Mutantes, e do high fashion Ney Matogrosso.
Se vestir e/ou parecer com seu astro musical sempre foi um comportamento que acompanhou a atitude jovem da humanidade, cantores e bandas viraram fashion references para todas as tribos. Mas afinal, quem influenciou quem? Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Difícil precisar. O que acontece é que tanto moda e música, ambas, se apropriam de uma atitude jovem, da renovação… Hoje, com a globalização, isso tudo fica ainda mais e mais misturado, é o que chamamos de crossing cultural.

Nao só música e moda, mas artes plásticas, cinema, TV, literatura e todos os movimentos e disciplinas culturais misturam informações. Videoclipes que referenciam artistas plásticos, trilhas de desfiles que retratam os anos 80, enfim, um liquidificador de idéias e imagens que criam e recriam mais e mais novos modismos… E claro, voltando à moda, temos referências inesquecíveis: David Bowie, Madonna “em dupla” com Jean Paul Gaultier, B’52 entre outros.

E do astro Michael Jackson, o que dizer: Quantos modismos vimos nascer de seus clipes, suas musicas, atitudes e danças? Sem dúvida uma enorme perda. Mas, graças a mistura de que estamos falando, esta história vai ser contada por muito tempo, de muitas outras maneiras, influenciando ainda outras gerações.
Fonte:Ipanema Blog

Nenhum comentário: