quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Chapéus Masculinos

A palavra CHAPÉU provém do latim antigo "cappa", "capucho" que significa peça usada para cobrir a cabeça. As primeiras modalidades de proteção para cabeça surgiram por volta do ano 4.000 a.C. no antigo Egito, na Babilônia e na Grécia quando o uso de faixas na cabeça tinha a finalidade de prender e proteger o cabelo. A faixa estreita colocada em torno da copa dos chapéus da atualidade (a fita ou bandana) é um remanescente desse primeiro tipo de proteção para a cabeça.

Chapéus Masculinos
Depois da Renascença (século XIV-XVI), os chapéus masculinos adquiriram diversos formatos, sendo ricamente enfeitados, e usados pelos homens poderosos. Data desta época o aparecimento das boinas, na Itália, constituídas de uma peça circular de tecido franzido nas laterais, contendo uma faixa por onde passava um cordão ajustável. Alguns chapéus masculinos ainda guardam certa influência, sendo dotados de pequenos laços em seu interior destinados a ajustar seu tamanho. Outros tipos vieram a seguir, sendo um dos mais marcantes o chapéu de abas largas, enfeitado por peles, ou plumas de avestruz trazidos da América.
Agora é só escolher o modelo que mais combina com seu estilo e a ocasião:
- Coco: estilo anos 30, e eternizado por Charles Chaplin e hoje em dia muito utilizado pelos fãs do filme Laranja Mecânica.

- Boina: Pode ser encontrada de algodão, veludo, tricô e em vários estilos. Escolha o clássico xadrez, que é mais fácil de combinar.

- Panamá: Está voltando com tudo, para quando você quer fazer o estilo “malandro”. Pode ser de palha, lã, nylon...
- Clássico: Aquele estilo muito utilizado pelos atores dos anos 40. Existe o “Fedora” (com aba mais reta), e o estilo “Gangster” (com aba mais arredondada). Varias marcas já fizeram sua releitura, até mesmo a esportiva Puma. Pode ser encontrado em inúmeros materiais.

- Cowboy: Pouco utilizado nas cidades, caso goste procure a versão em palha, para fazer um tipo estiloso na praia.

Entre outros inúmeros tipos. Para quem quer comprar os mais diversos modelos de chapéus, recomendo este site aqui.

Fonte: personalstylist.com.br e chapeusriobranco.com.br

Nenhum comentário: