sábado, 11 de abril de 2009

Terno - como vestir

Antes de investir no que vestir para sair é necessário considerar alguns critérios para escolher corretamente e estar atualizado com as últimas terndências. Este ano de 2009 e para a temporada 2010 esta sendo feliz para muitos elementos clássicos, mas temos de considerar o seguinte na hora da compra:
Quantos botões?
O numero de botões em um terno é uma questão de preferência pessoal, mas existem algumas dicas para guiá-lo.
Um botão:
Usar um botão é uma tendência para os mais jovens que demonstra descontração e atitude, a menos que você seja muito alto e queira aparentar ser mais baixo então use mais botões.

Dois botões:
Um traje moderno, ideal para uma pessoa alta com cintura fina, se encaixa muito bem dentro dos parâmetros da moda atual mantendo um estilo clássico.

Três botões:
É uma tendência que remonta à década dos anos 90, e vimos nos desfiles de Tom Ford e nas roupas da marca Ralph Lauren.

Quatro ou mais botões:
O melhor é não usar grandes quantidades de botões, apesar de que esta dentro das tendências, mas para lembrar os botões são adicionados aos mais idosos.

Ombros:
O ideal e que fique ajustado ao osso do ombro, digo quando termina ele, muitas tendências são inspiradas no modelo dos ombros italianos. Um ombro um pouco mais largo para traz.

Como abotoar:
Se for um paletó de 3 botões o botão de cima pode ou não ser abotoado dependo da sua estatura (se for baixinho sugiro que não abotoe) e do tipo de lapela da peça (se ela, a lapela ficar ligeiramente dobrada sobre a casa do botão, então não o abotoe pois ficará repuxado). Já o do meio será sempre abotoado e o debaixo nunca será abotoado.
No caso de 2 botões, o de cima é sempre abotoado e o debaixo nunca é.
Um blazer ou paletó com um único botão sempre deve ser abotoado, pois se não abotoar fica casual demais.
No de 4 botões o último nunca se abotoa, o de cima pode ou não ser abotoado. Mas melhor deixá-lo fechado.
Em trânsito, o seu paletó ou blazer vestido de forma NÃO casual ou seja formalmente, ou então, com gravata, deve estar sempre com os botões devidos abotoados. Só é permitido desabotoar para sentar ou passear sem compromisso por aí. E ao levantar, abotoe todos os que devem ser abotoados.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
sugiro que cuide melhor das regras de concordância verbal e nominal em seu blog. Afinal não fica bem lermos sobre estilo se o estilo literário não acompanhar.
Por exemplo: "Usar um botão é uma tendência para os mais jovens que demonstra descontração e atitude, ao menos que você seja muito alto e quer aparentar ser mais baixo então use mais botões."
O correto nesta frase seria: "A menos que... e queira..."

Anônimo disse...

Mágoa de cabocla caphona!