segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O melhor para cada silhueta

Estes são os 5 biotipos mais comuns e suas roupas ideais:


O baixo:
As regras
Terno: O comprimento do paletó deve ser o menor possível, sem, no entanto, fugir à regra de cobrir a curvatura das nádegas. Três a quatro botões também ajudam a formar uma imagem longilínea. Os ombros podem ser um pouco elevados.
Cores: Monocromáticas. Mesmos tons em todas as peças da roupa ajudam a alongar a silhueta.
Tecidos: Prefira aqueles que se ajustem à silhueta e que tenham padronagens verticais, como o veludo cotelê.
Casacos: Os muito longos tendem a encurtar a silhueta. Prefira os mais curtos, que separam o tronco das pernas.
Estampas: Padronagens que enfatizam linhas verticais, como camisas de listras ou ternos no padrão xadrez. Nas gravatas, o mais recomendável são estampas com listras finas na diagonal e estampa miúda.
Evite! Calças de pregas (encurtam as pernas), bainhas viradas e ombreiras exageradas, que achatam a silhueta.

O alto:
As regras
Terno: Os altos podem usar cores mais claras e com textura. Para combinar, dê preferência às camisas de tons discretos, como creme, cinza e azul. Colarinho e punhos brancos sempre quebram a percepção da altura. Colarinhos altos, com o nó da gravata pequeno, para não provocar desarmonia no conjunto.
Cores: Evite branco nas camisas. Prefira tons fechados. Mas cuidado para não sair com a roupa tom sobre tom, porque você alongará mais seu corpo.
Tecidos: Podem ser trabalhados, mas assegure-se de que a padronagem não siga linhas verticais.
Casacos: Os mais desestruturados vão bem em quem é alto.
Estampas: Padronagens horizontais são bem-vindas, como listrados ou xadrez com predominância de listras horizontais.
Evite! Padronagens na vertical, porque alongam ainda mais a silhueta. Ternos com ombros largos também devem ser evitados.

O acima do peso:
As regras
Terno: Opte pelos de cores escuras e padronagens tipo risca de giz, que alongam a silhueta. Prefira paletós com cortes laterais e dois botões. Gordinhos tendem a ter o pescoço mais curto. Portanto, prefira camisas com colarinho baixo.
Cores: As discretas são mais favoráveis para esconder as gordurinhas. Faça como as mulheres: vá de preto. Sempre emagrece.
Tecidos: Escolha aqueles com bom caimento e sem muito volume ou textura, que parecem aumentar ainda mais a silhueta. Na parte inferior do corpo, use stretch, que proporciona maior conforto e se ajusta melhor à silhueta.
Casacos: Prefira aqueles sem muito volume.
Estampas: Terminantemente proibidas para quem está acima do peso. A não ser no caso de gravatas com listras, ou ainda com desenhos que dêem a idéia de movimento.
Evite! Roupas justas que evidenciem os quilinhos extras. As largas, embora pareçam disfarçar os pneuzinhos, aumentam o volume com o excesso de pano. Jamais use calças com pregas, xadrez, listras horizontais e cintos apertado.

O magro.
As regras
Terno: Evite aqueles com padrão risca de giz. Eles alongam a silhueta e vão deixá-lo ainda mais magro. Ternos largos também não são bons. Sugerem que você emagreceu. Prefira paletós com os ombros um pouco mais elevados e levemente alargados. Quanto ao colarinho da camisa, opte pelos curtos, ideais para homens com o rosto comprido.
Cores: Escolha as claras, como branco, bege, azul-claro, que aumentam a silhueta e alargam as proporções.
Tecidos: Eles podem ser mais encorpados. Abuse de tecidos tecnológicos, tipo náilon, que vão bem com roupas geralmente mais esportivas e de modelagem mais ampla.
Casacos: Opte pelos curtos com corte quadrado. Com essas proporções, seu ombro dará a impressão de ser maior, e você separa a perna do corpo, para não parecer uma vareta.
Estampas: Recomendáveis porque deixam o corpo maior. Evite padronagens verticais.

O Forte:
As regras
Terno: O paletó deve ser largo e comprido o suficiente para ficar proporcional aos ombros. Opte por ternos de cor escura, que não evidenciam as grandes proporções. Os de dois botões são ideais. Nada de gravatas muito estampadas nem camisas de cores tipo rosa ou lilás. As cores clássicas são as que menos chamam a atenção. Se você é do tipo forte e tem o rosto arredondado, os melhores colarinhos de camisa para usar com terno são os pontiagudos. Eles ajudam a equilibrar o rosto.
Cores: Opte sempre pelas mais escuras, que não evidenciam seu grande porte.
Tecidos: Opte pelos sem muita textura.
Casacos: Prefira o estilo jaquetão.
Estampas: Não use as muito trabalhadas nem com listras horizontais, que aumentam o tronco. As padronagens devem se orientar pelo sentido vertical, aproximando os ombros da cintura visualmente.
Evite! Cores claras, camisetas regata e paletó de três botões.
Evite! Listras verticais e camisetas largas e compridas.

Fonte: Revista Veja

3 comentários:

M.A.R.C.O.S disse...

Muito boa a materia. gostei

Dino Napoleão disse...

ótimas dicas.

jose disse...

acho que em dados trechos, a um xoke de informações. os magros e altos. os gordos e baixo. os magro e baixo.
e vice e verca.