segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Um papo sobre Bermudas

As ilhas Bermudas, em geral designadas por Bermuda, são territórios britânicos ultramarinos localizadas no Oceano Atlântico, constituídas por uma ilha principal e um conjunto de pequenas ilhas separadas por estreitos canais, hoje ligadas por pontes rodoviárias.
Voce deve estar se perguntando o que essas ilhas tem a ver com a moda, explicando então: Uma das maiores inovações da moda foi criada nas Bermudas, se trata do calção tipo bermuda. Na época da criação da roupa, havia uma lei que proibia as mulheres de mostrar as pernas, então elas usavam shorts grandes, abaixo do joelho, que foram batizados com o nome da ilha e hoje são usados por homens e mulheres.

Tipos de bermudas:
Bermuda cargo
As bermudas conhecidas como cargo ou passeio (do inglês walk shorts) foram desenhadas para serem resistentes a atividades ao ar livre e seu tecido é de grande resistência. Seu corte é largo e mais quadrado impedindo marcas de joelho ao dobrar as pernas. Possuem vários botões e bolsos normalmente no formato de foles para aumentar seus volumes.

Bermuda de surfista
A bermuda de surfista ou bermudão surgiu com força no início da década de 90 quando os surfistas deixaram aos poucos de usar o short ou a sunga para surfar e passaram a usar bermudas de tecidos novos à época, de secagem rápida, como o tactel. Elas ainda eram curtas, parecidas com os shorts conhecidos como swim trunks, em inglês.

Com o tempo, elas foram aumentando seu tamanho e o cavalo e os fundos ficaram maiores para permitir os movimentos sobre a prancha. Ao final dos anos 1990, já se assemelhava aos modelos de bermudões de atualmente. Nesta época, o tecido mais usado era o náilon, brilhante e sedoso ao toque e de secagem rápida. Nos anos 2000 os bermudões perderam o brilho e ficaram mais longos, passando a linha do joelho. Passaram a ser feitos basicamente de poliéster.

Bermuda Alfaiataria
A alfaiataria é uma técnica para confecção de peças de roupa estruturadas, geralmente sob medida. É conhecida pela perfeição da modelagem e do corte e pelo caimento impecável. A arte da alfaiataria se disseminou lentamente pela Europa entre os séculos XII e XIV e durante os séculos seguintes, os alfaiates praticamente dominavam a moda. Como têm um corte mais sério, as peças de alfaiataria pedem combinações com outras roupas descoladas. A alfaiataria masculina da temporada de primavera verão 2009/2010 também varia entre elegância e o despojamento.

Bermuda Saruel
Inspirada nas calças marroquinas, a bermuda saruel conquista seu lugar compondo um look confortável e estiloso.

2 comentários:

Andrézinho disse...

Ótima matéria! Boa semana

Anônimo disse...

Gostei do post.
É uma pena eu ter as canelas extremamente finas.