segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Citizen 2009 - relógios clássicos





História:
O relógio, em vários formatos, é utilizado como medidor do tempo desde a Antiguidade. Os mais antigos eram os relógios de sol provavelmente usados pelos gnômons. A história registra que, mais ou menos em 600 a.C., na Judéia, apareceram os relógios de água (clepsidras) e os relógios de areia (ampulhetas). Em 850 d.C., Pacífico, o Arcebispo de Verona, construiu um relógio mecânico baseado em engrenagens e pesos. Existem controvérsias sobre a construção do primeiro relógio mecânico. Uma corrente considera como construtor o monge francês Gerbert, que foi papa com o nome de Silvestre II.
Os primeiros relógios usados pelas pessoas foram os relógios de bolso. Eram muito raros e tidos como verdadeiras jóias, pois poucos tinham um. Os relógios de bolso eram símbolo da alta aristocracia. Comenta-se que foi Santos Dumont quem inventou os relógios de pulso. Durante um vôo, estando com as mãos ocupadas, ele tinha dificuldade de tirar seu relógio do bolso.
O relógio de pulso na verdade foi inventado pela empresa Patek Philippe no fim do século XIX, embora seja costume atribuir, erroneamente, a Santos Dumont os louros da invenção desta modalidade de relógio. A Princesa Isabel, então exilada na França, deu a ele uma medalha de São João Batista. Preocupado que o uso da medalha no pescoço pudesse machucá-lo, colocou-a no pulso. Então teve a idéia de amarrar um relógio no pulso para controlar melhor seus tempos de vôo. Santos Dumont encomendou então a seu amigo joalheiro, Louis Cartier, um relógio que ficasse preso ao pulso, para que ele pudesse cronometrar melhor suas experiências aéreas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marc
Sou apaixonado por Panerai!
Abs
Alexandre Taleb
Consultor de Imagem
http://ataleb.wordpress.com