domingo, 5 de outubro de 2008

Cultura de Moda: Andrew Warhola ou Andy Warhol

Tenho certeza de que que você alguma vez na vida já ouviu a frase" No futuro, todos serão famosos por quinze minutos", bem esta célebre frase foi dita por Andy Warhol (Nascido entre 1928 e 1931), que como ele previa só seria no futuro onde a produção cultural fosse totalmente massificada e em que a arte seria distribuída por meios de produção de massa. Como já estamos no futuro de Andy, podemos comprovar isso hoje em dia com reality shows produzindo a cada dia mais personalidades instantâneas. Andy foi também um ilustrador incrível que fez muita coisa para moda e publicidade. Trabalhou por exemplo, para Barney's, Neiman Marcus, I. Miller, Glamour, Mademoiselle e Harper's Bazaar. E até hoje inspira muitos estilistas e produtos.


Andy Warhol conhecido também como um dos pais da cultura pop da maneira como a conhecemos, responsável por uma verdadeira revolução, social e culturalmente falando. Imortalizado pelo trabalho que realizou, brincava com a arte relacionando-a a uma sociedade completamente rendida ao consumo.
Na década de 60 Andy Warhol embarcava por um terreno até então desconhecido: o cinema. Seus primeiros trabalhos nascem em sua fábrica de criações, um galpão que ele havia comprado na East 47th Street, em Nova Iorque. Usando como atores os amigos que o visitavam no ateliê com certa freqüência, ele traz de seu trabalho como artista plástico a preocupação com a intensidade de suas imagens. Filmando em 16mm, seus primeiros trabalhos como cineasta são essencialmente contemplativos, momentos em que ele acredita tornar o espectador mais capaz de conhecer a si mesmo.
Contraditório, explosivo e audacioso, o artista americano morreu em 1987, logo depois de uma operação na vesícula biliar. Os trabalhos que ele realizou continuam bem cotados até hoje, e pode-se encontrar somente na internet inúmeros sites que vendem réplicas de suas pinturas mais famosas. Recentemente, o original “Green Car Crash (Green Burning Car 1)” foi arrematado em um leilão em Nova York pela singela quantia de R$ 135 milhões.

Nenhum comentário: