terça-feira, 21 de outubro de 2008

Pócopiá ???

Assistindo a aula de Comprador de Moda veio à tona na turma uma questão que sempre está em voga nos eventos de moda no Brasil, a cópia de roupa. As vezes nos desfiles brazucas aparecem peças que claramente possuem inspirações em coleções internacionais ou como já aconteceu há casos em que a cópia foi realmente literal, foi o caso de uma peça da grife Reserva, mas claro que isso também pode ocorrer ao contrário.

Resolvi retirar um trecho da entrevista de um dos sócios da Reserva a Gloria Kalil em que se comenta o fato:
A revista Piauí publicou que uma peça do seu desfile do inverno 2007 era parecida com algo já feito por Junya Watanabe. O que você tem a dizer sobre isso?
Parecido não, idêntico. O processo de criação no mundo inteiro passa por um momento inicial chamado shopping, que é quando se saí às ruas para comprar referências que são importantes para esse processo. A cópia não é justificada de maneira alguma. É um erro. Quando saiu a matéria da Piauí, em nenhum momento eu busquei retratação, porque não era parecida, era igual, idêntica. Uma cópia. Erramos por inexperiência. Foi um desfile de 350 referências e uma das peças era plágio. Essa é a primeira vez que falo sobre isso após a publicação da revista.

Vocês estavam conscientes de que estavam fazendo um plágio?
Eram 350 referências, no meio tinha uma cópia. É tão intensa a montagem de um desfile, que passou. Em momento algum, durante a montagem do look, eu lembrei que a peça era de Junya Watanabe (foto). Erramos e isso não vai acontecer mais.

Entrevista completa aqui.

A moda sempre está bebendo da fonte de temporadas passadas e inspirações em épocas como 60,70,80,etc. Por consequência isso pode tornar as vezes as coleções bem parecidas, mas cada estilista tem sua interpretação e estilo. Num mundo globalizado as cópias ou inspirações baseados em tendências internacionais acontecem e são aceitas. Acredito que os verdadeiros criadores tem lugar garantido neste mundo de cópias, por mais perfeitas que sejam sempre ficam pior que a original e enfraquecem a marca que copia. Mas por outro lado as vezes torna a moda mais acessível, fazendo com que aquela roupa caríssima se torne bem mais atraente em preço. É difícil dizer quem está certo ou errado :)

Processo histórico:
O processo de se copiar uma roupa ou determinado estilo não é novo. A moda, enquanto processo evolutivo, surgiu e foi impulsionada pela burguesia que tentava imitar o estilo da aristocracia e esta, por sua vez, desenvolvia mais e mais novidades para se diferenciar dos imitadores. Este processo continua com força e é hoje facilitado pela rapidez com que a informação chega às pessoas. Poucas horas depois de um desfile acontecer suas fotos já estão na internet e as roupas podem ser visualizadas (e copiadas) por milhões em todos os cantos do planeta. Muitas cadeias de magazines vendem roupas que são meras cópias do que vemos nas passarelas.

Nenhum comentário: