quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Conhecendo seu sapato

Alinhar ao centro GLOSSÁRIO DOS SAPATOS:
Cabedal: Parte superior do calçado destinada a cobrir e proteger a parte de cima do pé. Compreende praticamente toda a extensão do sapato, menos a sola. Divide-se em gáspea (parte da frente) e traseiro (parte lateral e de trás do calçado). O cabedal é para o calçado mais ou menos o que a carroceria é para o carro.
Contraforte: Reforço colocado entre o cabedal traseiro e o forro, na região do calcanhar. Se você apalpar com força seu sapato, por trás, vai sentir um semicírculo mais firme que cobre seu calcanhar. Esse é o contraforte.
Couraça: Reforço colocado no bico do sapato e fica escondido sob o material externo do cabedal (couro, lona etc) e o forro.
Gáspea: Parte frontal do cabedal do sapato. Compreende a porção que cobre desde os dedos até o peito do pé (em alguns modelos, é uma peça só com a parte chamada "língua" ou "lingueta").
Solado: Conjunto de peças que formam a parte inferior do calçado e que se interpõem entre o pé e o solo.
Palmilha de montagem: Lâmina feita geralmente à base de celulose ou couro, do mesmo tamanho da planta da forma. Ela é fixada por cima da sola, e sobre ela é montado o cabedal do sapato.
Alma: Peça delgada posicionada longitudinalmente ao centro da palmilha, que serve para dar firmeza no caminhar e sustentar a planta do pé. Pode ser de aço, madeira, arame ou mesmo de plástico.
Palmilha de acabamento: Material (couro, tecido ou plástico) que recobre o sapato internamente, assentado sobre a palmilha de montagem e a alma.
Sola: Parte externa inferior do solado, que está em contato direto com o chão. Dela depende em grande parte a qualidade e performance do calçado.
Salto: Suporte fixado à sola na região do calcanhar e destinado a dar equilíbrio ao calçado.
Entressola: Camada intermediária colocada entre a palmilha de montagem e a sola.
Vira: Tira colada ou costurada em torno do sapato, sobre a beirada da sola (em geral, do mesmo material), como acabamento.
Veja abaixo um diagrama com indicação de partes do sapato:

01- Contraforte 02- Palmilha de Acabamento 03- Forro 04- Lingueta 05- Cadarço 06- Ilhóses 07- Gáspea 08- Biqueira 09- Sola 10- Vira 11- Lateral 12- Salto 13- Traseiro

MODELOS CLÁSSICOS DE SAPATOS:
Broque

Derby


Loafer

Mocassim

Monk


Oxford


Sapatênis

Side Gore

Fonte: Uol

4 comentários:

Anônimo disse...

na verdade mocassim e loafer são a mesma coisa =)

Anônimo disse...

Marc
Parabens pela matéria!
Abraços
Alexandre Taleb
Consultor de Imagem Masculino
http://ataleb.wordpress.com/

Pedro disse...

Meus parabéns pelo material apresentado, tirou a minha dúvida.

Roland Scialom disse...

Boa documentação. Clara e instrutiva.