sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Barba & estilo

Símbolo de masculinidade, a barba cumpriu seu papel de proteção do rosto quando ainda não existia filtro solar. Mas hoje sua principal função é estética, seja para cobrir algumas imperfeições do rosto ou para deixar o rosto mais quadrado. Como nosso comportamento é, na maioria das vezes, influenciado pela moda, hoje é permitido o uso da barba rala, que se tiver um bom desenho pode dar um toque de estilo. Mas tem que ser bem cuidada, pois uma barba torta ou mal desenhada passa uma impressão de desleixo com a aparência.
Tirar de letra a tarefa diária de fazer a barba não é um ritual fácil, exige cuidados. Do contrário, a pele pode sofrer com ressecamento e pêlos encravados. Espalhar creme no rosto e passar a lâmina não basta. Barbear-se exige cuidados básicos como água quente, creme ou gel, aparelho ou lâmina de barbear e loção após barba. Esse é o segredo para uma pele macia, lisa e sem pêlo encravado. É preciso uma certa dose de paciência. Mas a barba bem-feita dá uma agradável sensação de frescor e leveza. "O rosto limpo e bem tratado é um cartão de visita"

Tipos de barba ideal para cada tipo de rosto:
Rosto oval - Pode-se usar na maioria dos tipos e estilos. Se você usa para disfarçar ou suavizar algum detalhe no seu rosto, como nariz ou orelhas grandes, opte pela barba cortada mais cheia e longa. Se não for o caso, escolha a que melhor faz o seu estilo.
Rostos quadrados - Os bigodes para homens com rostos quadrados podem ser de vários tipos, porque chamam a atenção para o centro do rosto. Já em termos de barba ou barba com bigode, fique com os arredondados. As costeletas devem ser evitadas.
Rostos redondos - Também ficam bem com a maioria de bigodes por chamar a atenção para o centro do rosto. Costeletas bem aparadas com pontas definidas que podem ou não dar numa barba curta e com formato quadrado, ou então com cavanhaque triangular.
Rostos afilados - Chamados de triangulares (testa larga e queixo fino e pontudo) ou podem ser oblongos (finos e longos), em formato de diamante (finos na testa e queixo e bojudos nas bochechas). Esses formatos pedem barbas e bigodes bem desenhados para dar a idéia mais oval. Barba e bigode arredondados podem disfarçar queixos finos ou pontudos. Um bigode avantajado cria uma linha longa e horizontal. Na dúvida do seu tipo de barba ou do formato de rosto, consulte o seu barbeiro ou confira as dicas com o seu cabeleireiro.
Estão listadas abaixo algumas idéias, com fotos de modelos de barbas. Você pode imprimi-las e conversar sobre o estilo que escolheu com seu barbeiro, ou tentar fazer em casa.




3 comentários:

Anônimo disse...

Marc
Gostei da matéria, parabéns!!!
Abs
Alexandre Taleb
http://ataleb.wordpress.com/

Unknown disse...

gostei da materia.. me ajudou a decidir que tipode barba usar

Unknown disse...

deveriam levar mais a serio a moda masculina , como tambem existem mulheres sem saber o que usar o que fazer com a pele existem homens parabens pelo blog!!!