quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A Camisa na moda

A origem da camisa é polêmica. Alguns estudiosos dizem que surgiu com os romanos, outros afirmam que foi na Idade Média. O seu formato e maneira como é usada hoje tiveram seu início no século XIX. Quando usada pela nobreza, a camisa era sempre branca. Seu colarinho era alto e em pé. O que você hoje conhece como colarinho de sua camisa surgiu em 1853, com o nome de “Turn-down”. É isso mesmo, o colarinho que era sempre em pé foi dobrado por sobre a gravata para aliviar o calor do verão.
É também no século XIX que os punhos deixaram de ser rendados e acompanharam a evolução do colarinho. Só que na época eram peças independentes e abotoadas nas mangas. É antes da I Guerra Mundial que o punho duplo é costurado à camisa da forma como você conhece hoje.

Desde a década de 50 até os dias de hoje, a camisa tem sofrido poucas modificações. A modelagem se ajusta conforme o seu uso - social ou esportivo. Os tecidos evoluíram e dão hoje, com diversas misturas e acabamentos, o grande diferencial para esta peça. Hoje a camisa pede estampas, xadrezes e listras. Também pode ser lisa e bem colorida. Afinal, o homem do 3º Milênio evoluiu e exige novas opções para o seu guarda-roupa.

Dicas:
Lavagem
Não deixe que a camisa passe muito tempo suja antes de lavar e deixe-a arejando antes de lavar. Você deve sempre lavar suas roupas com água fria. Se for lavar a mão, não torça a camisa. Evite o uso de água sanitária e prefira os alvejantes, principalmente se a camisa for colorida. Nunca tente remover manchas rebeldes, leve a uma boa lavanderia. Lave sempre a seco se a sua camisa tiver entretela. Dissolva bem o sabão para que ele não manche a roupa.
Secagem
Não exponha sua camisa diretamente ao sol pois ela tende a se descolorir, coloque-a dentro de casa em local bem arejado.
Passar
Comece a passar pela temperatura mais baixa e siga as instruções da etiqueta. As altas temperaturas são sempre prejudiciais. Passe a sua camisa ligeiramente úmida.

Nenhum comentário: