terça-feira, 22 de setembro de 2009

O lado destruidor da Moda

Marcas como Gucci, Adidas ou Timberland estão sendo acusadas de desmatamento da Amazônia. A organização Greenpeace apresenta um relatório, que traçou a rota do couro dos ranchos/fazendas/áreas de proteção ambietal brasileiras, responsáveis pela destruição da floresta, diretamente para o calçado e carteiras das marcas internacionais.


Marcas do âmbito high class, incluindo a Gucci, Adidas/Reebok, Timberland, Geox, Clarks e Nike, estão sendo acusadas de contribuir para a destruição da floresta amazônica ao usarem pele de gado de ranchos considerados responsáveis pelo desmatamento do conhecido mundialmente “pulmão” do Planeta Terra.
As alegações do grupo ambientalista Greenpeace surgem após uma investigação de três anos, onde é demonstrada a existência de ligações entre a indústria de criação de gado do Brasil, em forte crescimento, e algumas das marcas mais vendidas no mundo.

O relatório acusa também o governo brasileiro de financiar a destruição e de minar os esforços para combater a crise climática mundial. A Greenpeace afirma ainda que as empresas de curtumes chinesas fornecidas pelo gigante brasileiro da pecuária, Bertin, produzem sapatilhas para a Nike e a Adidas/Reebok. A Bertin fornece também couro para duas grandes empresas italianas de processamento de peles (Rino Mastrotto Group e Gruppo Mastrotto) cujos clientes incluem a Boss, Geox, Gucci, Hilfiger, Louis Vuitton e Prada.
A Greenpeace pede agora às empresas que não comprem dos fornecedores brasileiros que se recusem a melhorar a suas cadeias de aprimoramento e que apoiem a suspensão de compras para todos os ranchos que sejam responsáveis pelos desmatamentos.
Fonte: Portugal Têxtil

Nenhum comentário: