quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O novo homem

Uma verdade é incontestável: a indústria da moda masculina está em expansão. Mesmo assim, sobretudo em países como o Brasil, poucos homens se aventuram em produções menos convencionais, seja para o dia-a-dia, seja para ocasiões especiais. As restrições são muitas: cores, estampas, comprimentos, formas, modelagens.
Mas o "novo homem" está de olho numa nova proporção - um novo equilíbrio visual - que suaviza o look, conferindo mais delicadeza ao mesmo tempo em que exala valores masculinos. Na parte de cima, essa nova estética aparece nas camisetas ou camisas confeccionadas de tecidos mais leves e finos, bem soltas e levemente mais compridas, podendo ser combinadas com cardigãs, moletons, pulôvers, jaquetas ou blazeres mais curtos, geralmente numa modelagem mais próxima ao corpo e com aspecto mais pesado e sem muito movimento (peças mais estruturadas). A parte de baixo varia entre calças clássicas, secas, ou versões que seguem a modelagem fluída e ampla das camisetas ou camisas. Ou seja, um modelo folgado, podendo ser desde um sarouel, até uma calça de alfaiataria mais ampla. Bermudas também são ótimas opções, principalmente quando confeccionadas em tecidos mais pesados e modelagens mais amplas.

O interessante é notar como a parte de cima serve de "moldura" para a parte de baixo. Por isso, no torso, o importante é dar preferência às peças mais próximas ao corpo, com pouco movimento, ou então mais estruturadas. Você ainda pode "alongar" a silhueta usando sobreposições de peças mais compridas contra peças mais curtas, por exemplo, uma camiseta mais longa sob um cardigã menor.
O "novo homem" também é adepto dos contrastes, e gosta de usar camisetas detonadas com jaquetas de couro, como fez a Dior Homme em seu verão 2009. Também pode ser a dupla camisa longa + blazer leve, do jeito apresentado pela Burberry (na mesma temporada). Aliás, nas últimas duas temporadas, não foram poucas as marcas que investiram na nova silhueta, de Comme des Garçons a Gucci, Lanvin a Prada, cada qual à sua maneira. O mais importante disso tudo é que o look já começou a ganhar força nas ruas, atestando que o "novo homem" é mais livre e muito mais cheio de possibilidades.
Fonte: www.spfw.com.br

Nenhum comentário: