quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Dicas: Óculos

Óculos é um dos acessórios mais usados, acho que só perde para o relógio, além de ser um acessório essencial.
Regras básicas na hora de comprar um óculos:
* A armação dos óculos deve acompanhar a sobrancelha ou cobri–la por inteiro, porque se não fica parecendo que você tem duas sobrancelhas.
* Não deixar uma folga maior que um dedo nas laterais. Fica estranho quando os óculos não acompanham o rosto, parece que aquele óculos é de alguém muito cabeção ou que é você que tem uma cabecinha.
* A largura e tamanho do nariz, o apoio da armação deve ser confortável, não marcar e se assentar direito no nariz (pois ele é o principal apoio dos óculos), é muito feio óculos que fica caindo do rosto por que não tem apoio, ou que quando você tira deixa uma marca no seu nariz, porque ele estava apertando, as vezes o dono nem percebe que estava apertando e que está deixando marca, por isso é bom fazer um teste na loja, ficar uns 2 minutos com o óculos e depois observar se deixa uma marca pequena no nariz.
* As lentes, presta bem atenção nelas, veja se são originais, se tem proteção UVA e UVB. Tenha pela menos duas lentes de tonalidades diferentes, uma mais clara bem cristalina ( Oakley e Rayban, tem lentes claras muito boas) e uma mais escura, porque com o tempo você enjoa da lente.

Óculos ideais para cada formato de rosto:
Rosto quadrado
. Esse tipo de rosto já tem ângulos bem definidos. Óculos quadrados destacam mais ainda o formato do rosto. Não é proibido, mas só deve ser usado se o objetivo for realmente chamar toda a atenção para isso.
. Já os modelos redondos devem ser evitados, pois o contraste é forte demais e desvaloriza a face.
. Os ideais são os modelos que tendem para o formato “triângulo deitado”. Os retangulares também caem muito bem, mas devem ter ângulos curvados.
Rosto redondo
. Os ângulos da face também já estão definidos. Assim, aros do mesmo formato do rosto acentuam essas linhas, como no caso do Jô Soares.
. Os quadrados, porém, não são os ideais: causam contraste indesejado.
. Melhor optar pelos ovulados ou estilo gota, como o aviador.
Rosto triangular
. Esse é o desenho mais delicado. A testa é saliente e o queixo, fino, então a idéia é preencher o centro do rosto, buscando modelos maiores.
. Armações que excedem a lateral do rosto ressaltam a diferença entre a testa e o queixo, por isso devem ser evitados.
. Se o rosto é alongado e oval, fica mais fácil. Quase todos os modelos caem bem, mas armações que sobram nas laterais acentuam o formato.
Oriental
. Os orientais têm uma base nasal menor, por isso modelos de acetato costumam deixar um buraco entre o nariz e os óculos. Como as armações de metal voltam com tudo nessa temporada, eles devem aproveitar para investir nesses modelos, que costumam ter plaquetas gelatinosas e ficam mais ajustados ao rosto.
Maçãs proeminentes
. Essa característica pode aparecer em qualquer tipo de rosto. Se esse for o seu caso: antes de levar um modelo aviador, experimente dar risada com ele no espelho. Na maioria das vezes, os óculos levantam e saem do lugar, perdendo todo o charme.
Depois de escolhido o modelo, faça esse último teste: coloque os óculos, olhe baixo com a cabeça e faça sinal de negativo. Balançou ou caiu? Pode ser que esteja torto ou seja mal feito. Peça outro exemplar antes de levar e, se ainda assim não resolver, escolha outro modelo.
Fonte: clayrodrigues.wordpress.com

Nenhum comentário: